Projeto leva crianças de escolas públicas a museus do Rio

19/11/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:25

Derrubar o mito de que cultura é para poucos e apresentar sete museus do Rio de Janeiro para alunos da rede pública de ensino. Essa tem sido a missão do projeto Experimente Cultura, que já proporcionou, gratuitamente, a primeira experiência cultural para cerca de 2.500 crianças.

Projeto espera propagar o gosto pela cultura entre os jovens e suas famílias
Projeto espera propagar o gosto pela cultura entre os jovens e suas famílias

A curadoria do projeto vem promovendo visitas no Museu Histórico da Cidade, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Museu do Meio Ambiente (Jardim Botânico) e no Planetário, e espera quebrar as barreiras que impedem o acesso dos jovens a essas e muitos outros centros de cultura.

“Acreditamos que a experimentação de atividades culturais desde a infância pode promover uma mudança de hábito cultural. O Experimente Cultura quer desmistificar que o acesso à cultura é para poucos. Nossa intenção é democratizar e facilitar o acesso, de preferência, daqueles que nunca tiveram oportunidade de ir a um museu”, diz Rossana Lourenço, coordenadora pedagógica do projeto.

 O projeto termina esse mês e quer chegar ao objetivo de 3.500 crianças conhecerem os sete museus da capital fluminense
 O projeto termina esse mês e quer chegar ao objetivo de 3.500 crianças conhecerem os sete museus da capital fluminense

Para atrair a atenção das crianças e adolescentes que participam do projeto, o Experimente Cultura propõe uma abordagem lúdica. Os guias, que acompanham os alunos em todo o trajeto, ajudam a construir o conhecimento contando histórias e com atividades especificamente preparadas para cada um dos sete destinos.

Ao final do passeio, os alunos são convidados a participar de um quiz cultural que premia o vencedor dando a este o direito de visitar, com acompanhante, todos os museus participantes do projeto, gratuitamente por um ano.

 
 

“Queremos atingir não somente as crianças, mas também suas famílias, amigos e comunidades. Esses jovens são propagadores da cultura e podem mudar os hábitos dentro de suas casas”, conta Renata.

Inscrições gratuitas

Com agenda lotada para este ano, o projeto Experimente Cultura já está montando uma pré-lista de escolas que gostariam de ser atendidas no próximo ano. Para se inscrever, os interessados (diretores, professores, responsáveis) devem acessar o site www.experimentecultura.com.br e escolher um dos museus participantes.

Renata conta que para 2019, a intenção é aumentar a capacidade de atendimento e a quantidade dos museus visitados.