Projeto leva crianças e idosos para terem 1ª experiência em museus

Experimente Cultura espera atender mais de 4 mil alunos da rede municipal e idosos de projetos sociais no segundo ano da iniciativa

18/10/2019 10:47

Um projeto bem bacana está democratizando o acesso à cultura ma cidade do Rio de Janeiro. O Experimente Cultura leva alunos da rede pública a museus e atrações culturais da cidade que nunca tiveram esse tipo de experiência.

A edição deste vai até o final de novembro com objetivo de bater o número de 3.500 atendimentos na última edição.

Experimente Cultura espera atender mais de 4 mil alunos da rede municipal e idosos de projetos sociais no segundo ano da iniciativa
Experimente Cultura espera atender mais de 4 mil alunos da rede municipal e idosos de projetos sociais no segundo ano da iniciativa - Divulgação/Experimente Cultura

Além dos jovens, idosos de projetos sociais do município também são atendidos e podem conhecer equipamentos culturais gratuitamente, com transporte, guias e atividades lúdicas, especificamente preparadas para ambientar os participantes com cada destino, durante o trajeto.

A curadoria do projeto promove visitas a oito espaços de cultura do Rio de Janeiro (AquaRio, Centro Cultural do Banco do Brasil, Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional, Museu de Arte do Rio, Museu Aeroespacial, Jardim Botânico, Museu da Vida e Planetário) e segue apostando na democratização do acesso de crianças e jovens a cultura.

A curadoria do projeto promove visitas a oito espaços de cultura do Rio de Janeiro, como o Museu do Amanhã
A curadoria do projeto promove visitas a oito espaços de cultura do Rio de Janeiro, como o Museu do Amanhã - Divulgação/Experimente Cultura

“No ano passado, em um momento tão triste da história cultural brasileira, com o incêndio do Museu Nacional, conseguimos mostrar o quão importante é construir essa ponte entre jovens e equipamentos culturais e ambientes que transmitam história, arte e cultura em nossa cidade”, diz a curadora do projeto, Renata Prado.

Com a maioria de jovens e idosos tendo a primeira oportunidade de estar em um museu, a coordenadoria pedagógica do Experimente Cultura trata com muito zelo cada visita. Afinal, significa para muitos o início de um processo de transformação de vida.

A edição deste vai até o final de novembro com objetivo de bater o número de 3.500 atendimentos 
A edição deste vai até o final de novembro com objetivo de bater o número de 3.500 atendimentos  - Divulgação/Experimente Cultura

“Acreditamos que a criança, enquanto está se formando como indivíduo, está mais propensa a adquirir conhecimento e aproveitá-lo efetivamente. Um momento como esse pode transformar sua vida. É claro que uma única visita a um museu não vai mudar definitivamente seu caminho, mas pode dar início a uma transformação”, explica Rossana Lourenço, coordenadora pedagógica do projeto,

Estatísticas alarmantes

O estudo mais recente do Ministério da Cultura sobre a relação do brasileiro com a arte, de julho de 2017, comprova que, por mais que haja interesse da população, grande parcela não consegue consumir cultura como gostaria.

No Rio de Janeiro, por exemplo, 63% dos cariocas não haviam ido a um Museu sequer nos 12 meses que antecederam a pesquisa. Pior que isso, 24% nunca havia ido a um Museu na vida.

Entre os jovens de até 15 anos a estatística piora: 29% nunca haviam ido a um Museu. Quando o recorte fica mais preciso, separando por classes econômicas, a disparidade aumenta:  69% dos jovens de até 15 anos das classes D e E nunca foi a um Museu. Comparando, de acordo com a pesquisa, 100% dos jovens da classe A já estiveram em Museus em algum momento da vida.

 Além dos jovens, idosos de projetos sociais do município também são atendidos
 Além dos jovens, idosos de projetos sociais do município também são atendidos - Divulgação/Experimente Cultura

Ainda segundo o estudo, entre o público com mais de 60 anos, no Rio de Janeiro, 27% nunca haviam ido a um Museu. Com o mesmo recorte por classes econômicas, o número de pessoas com mais de 60 anos que nunca foi a um Museu aumenta para 50% nas classes D e E.

Na classe A, assim como entre os jovens, 100% do público já esteve em algum equipamento cultural.