Projeto leva dignidade a pessoas em situação de rua na pandemia
O trailer oferece banhos quentes a pessoas em situação de rua em Guarulhos
No ano passado, em meio a pandemia, integrantes do Mitzvah Day Brasil aceitaram um desafio –arrecadar fundos para ajudar o projeto assistencial do padre Paulo Leandro da Silva, a Pastoral do Povo de Rua, de Guarulhos, na Grande São Paulo.
O MItzvah Day é um projeto que existe há 11 anos em mais de 40 países e propõe que civis, independente da religião ou crença, ajudem sua comunidade da forma que puderem. Há três anos começou a ser realizado no Brasil.
O projeto Pastoral do Povo de Rua existe há 10 anos e promove ações diárias de doação de alimentos e, a cada dois meses, atendimentos de higiene pessoal como banhos, cabeleireiro, atendimento odontológico, entre outros, além de doação de roupas e afeto para pessoas em situação de rua.
Foi nesse contexto que surgiu a ONG Banho da Esperança, com objetivo recursos financeiros para construir e doar um trailer que permita ao padre Paulo executar seu projeto de forma contínua.
Para isso, foram realizadas atividades como lives e vaquinhas online, além de contribuições e doações de artistas e da iniciativa pública e privada. Em abril deste ano, a parceria Banho da Esperança entregou à Pastoral do Povo de Rua um trailer novinho com dois chuveiros, água quente, torneiras, espelhos e armários para o projeto.
Ao longo de 2020, o projeto Banho da Esperança e Pastoral conseguiram o patrocínio da Bolsa dos Valores e da Quimatic/Tapmatic, além de apoiadores como a Lorenzetti, a CIP (Congregação Israelita Paulista) e civis de todo o País que juntos arrecadaram dinheiro e materiais para a construção do trailer.
“É a realização de um sonho. Poder proporcionar aos nossos amigos essa oportunidade toda semana é sem dúvida a melhor notícia que tivemos em meio a tempos tão difíceis”, diz o padre Paulo.
A ONG Banho da Esperança já está em busca de novos apoiadores e patrocinadores para a construção de mais trailers de banho, com melhorias como a inclusão de baias para banho de pets, pois, afinal dignidade é um direito de todos