Projeto leva oficinas de programação a alunos da zona norte de SP
As aulas ocorrerão na E.E. Prof. Sebastião de Souza Bueno, na Vila Medeiros
Com a intenção de oferecer aulas consistentes de alfabetização digital continuada, a Muda Cultural desenvolveu o projeto ‘Aprendizes Digital’, que levará oficinas de robótica e programação aos alunos da E.E. Prof. Sebastião de Souza Bueno, no bairro Vila Medeiros, zona norte da capital.
Ministradas pela Robomind e apoiadas pela ClearSale, as oficinas de programação e robótica usarão como base o material da LEGO EV3 Mindstorm, que dá a possibilidade de os alunos produzirem os próprios robôs e, por meio de um Notebook (também fornecido pelo projeto), programar os comandos -e movimentos- da criação.
“O curso visa o desenvolvimento sociocultural dos participantes por meio da arte, da cultura e da inserção tecnológica e digital”, conta Ítalo Azevedo, gestor cultural da Muda Cultural.
- Sesi-SP abre inscrições para curso gratuito de robótica
- Escola de Música de SP abre inscrições para cursos gratuitos
- Programa oferece curso gratuito de programação para mulheres
- Unibes abre cursos gratuitos para jovens e adultos em SP
O projeto é viabilizado através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), que permite que empresas invistam em projetos socioculturais por meio da dedução de IPTU e ISS. O projeto conta com o patrocínio da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, que irá oferecer uma vaga como Jovem Aprendiz para um aluno participante do curso.
As aulas irão até novembro, duram 1h30min e são semanais. Ao todo, serão 7 turmas de 15 alunos cada recebendo uma oficina a cada semana.
Seguindo as recomendações do governo da cidade de São Paulo para março, durante as próximas semanas as oficinas serão realizadas de forma online com aulas sobre programação.
A partir da sinalização positiva do Estado, o projeto será realizado de forma presencial, seguindo os protocolos de distanciamento social previstos para instituições de ensino e também oferecendo álcool em gel e orientações constantes sobre a COVID-19.