Projeto leva skate e educação a crianças da periferia de SP
Todo sábado, o projeto Manobra do Bem recebe cerca de 150 crianças de seis a 17 anos que moram na região de Poá, na Grande São Paulo. A proposta é desenvolver o interesse pelos estudos e esporte de forma lúdica. As ações são guiadas por valores como pedagogia, a valorização da família e o bom desempenho escolar.
As crianças recebem lanches e participam de um bate-papo pedagógico, momento que precisam apresentar o boletim e comprovar rendimento escolar. Se algo vai mal, eles entram em contato com os pais. Após isso podem utilizar os skates do projeto para treinar e se divertir com os colegas.
O criador do projeto Sandro Soares, conhecido como “Testinha, anda de skate desde os 14 anos. Trabalhou na Fundação Casa e de lá trouxe muita bagagem para lidar com crianças pobres, de famílias desestruturadas. Passou 10 anos divulgando o skate em todos as unidades da Instituição e hoje se dedica ao projeto Manobra do Bem.
Sua crença é na prevenção. “Ao invés de recuperar os jovens infratores, precisamos entrar antes e impedir que eles se tornem infratores”.
A mulher de Sandro, Leila, também coordena o projeto. Além do skate, as crianças também têm acesso a oficinas de grafite, artesanato e dança de rua. Por meio de doações eles conseguiram mais rampas, mais skates e fazer camisetas para o projeto. “É arregaçar as mangas e entender o quão simples pode ser fazer o bem. Se não puder abrir a porta da sua casa, abra porta da sua mente ou do seu coração”.
Websérie
O projeto Manobra do Bem é tema do 6º episódio da websérie “Bom Te Ver Bem!”, que tem como objetivo de incentivar ações transformadoras em benefício da sociedade.
A série foi criada pela RMA Comunicação a partir do conceito “Bom Te Ver Bem!” da Yasuda Marítima, que busca inspirar pessoas a refletir sobre o fazer bem pelo bem. O episódio de lançamento foi ao ar em 18 de novembro e mostrou alguns flashes de cada uma das seis histórias retratadas na websérie.
Confira os episódios anteriores no canal da empresa no Youtube.