Projeto americano propõe pesca do atum consciente

Grande parte das pessoas adoram comer peixe. Entretanto, a sobre pesca nos oceanos está deixando as pescarias em todo mundo em estado de alerta. A previsão é que, em 2048, o mercado de peixe entre em colapso. Para algumas espécies já em extinção, o problema acaba-se por agravar principalmente quando são pescadas (e na maioria das vezes, jogadas fora) juntamente com o atum, principal peixe da culinária japonesa.

Essa percepção levou à criação de um punhado de restaurantes de sushi sustentáveis nos Estados Unidos, como o Tataki, em São Francisco, e o Bamboo Sushi, em Portland. Mas e se você quiser um sashimi enviado por delivery?

O Two Fish (‘Dois Peixes’, em português), um projeto ainda no Kickstarter, um site de financiamento coletivo, promete entregar atum fresco na porta da sua casa a partir de um sistema de pesca consciente (e não em massa).

Para isso, um pequeno barco é responsabilizado pela pesca específica da espécie (devolvendo as demais para o mar) e o alimento, imediatamente, é cortado por um chef japonês, selado a vácuo, congelado e enviado por cerca da metade do preço, para o endereço do comprador.

As partes que não são utilizadas do atum para fazer o sashimi, são doadas para uma organização sem fins lucrativos para reaproveitarem como comida. Embora o projeto ainda esteja arrecadando fundos, moradores de São Francisco, nos Estados Unidos, podem comprar o pacote por US$ 25 (R$ 62).