Projeto oferece capacitação e renda para comunidades indígenas
São produtos oferecidos por mais de 30 etnias, como Kayapó e Yanomami, que vivem nas bacias dos rios Xingu e Negro
Há oito anos, o projeto Tucum Brasil promove autonomia financeira e valorização do trabalho de artesãos indígenas por meio da venda de peças produzidas por comunidades de diferentes regiões do Brasil.
Criado pela empresária mineira Amanda Santana, 38 anos, a iniciativa está lançando um marketplace com artesanatos, acessórios, decoração e arte. São produtos oferecidos por mais de 30 etnias, como Kayapó e Yanomami, que vivem nas bacias dos rios Xingu e Negro, respectivamente.
Sabendo da importância do artesanato para a geração de renda dos povos indígenas, a Tucum realizou curso de capacitação, preparando artesãos a comercializarem seus produtos no marketplace.
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Foram 26 horas de curso, divididas em cinco módulos que levaram temas como noções básicas de fotografia e tratamento de imagem, etapas do processo logístico, estratégias de comunicação, social
mídia e marketing digital, além de uma mentoria com experiência prática de venda online.
“A gente sempre entendeu que, para gerar autonomia, eles precisam ter conhecimento de como que essa cadeia funciona. Por isso, estamos nos planejando há três anos e começamos o desenvolvimento no início de 2020”, diz Amanda Santana
“Queremos dar espaço para que os indígenas e suas iniciativas ofereçam seus produtos diretamente para o público que a Tucum tem construído ao longo desses 8 anos”, conclui.
A plataforma online conta com acessibilidade para todos os dispositivos e frete para todo Brasil.