Projeto oferece workshops culturais com refugiados

19/01/2016 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 19:53

Imigrantes árabes participam da plataforma Migraflix, que promove cursos rápidos ministrados por estrangeiros de baixa renda no Brasil. Culinária, arte, música, dança e moda estão entre os temas ensinados nas aulas. O projeto tem unido estrangeiros e brasileiros em workshops de diferentes temáticas para promover esta aproximação.

Já são quatro imigrantes árabes, uma marroquina e três sírios, que participam do projeto, oferecendo workshops de culinária e caligrafia. Além deles, o Migraflix tem cursos dados por pessoas do Peru, Camarões, Togo, Argentina e Espanha. Todas as aulas acontecem na capital paulista.

Os cursos são dados por estrangeiros de baixa renda que vivem no Brasil
Os cursos são dados por estrangeiros de baixa renda que vivem no Brasil

O projeto começou a funcionar em setembro do ano passado, resultado da iniciativa do argentino Jonatan Berezovsky e do brasileiro Rodrigo Borges. Berezovsky, diretor-executivo do Migraflix, vive no Brasil há dois anos e criou o projeto com a ideia de ajudar refugiados e imigrantes de baixa renda de uma forma que fugisse do assistencialismo.

Cada workshop de culinária custa R$ 90 por participante. Os demais temas têm um custo de R$ 70 por aluno. Em cada aula podem participar dez pessoas. Do montante arrecadado, 80% fica com o refugiado e 20% com o Migraflix para cobrir os custos de manutenção da plataforma, que tem uma equipe de 15 voluntários.

Os temas dos workshops, preços e datas estão disponíveis no site www.migraflix.com.br.

Via Observatorio3setor.com.br