Projeto oferece workshops culturais com refugiados

Imigrantes árabes participam da plataforma Migraflix, que promove cursos rápidos ministrados por estrangeiros de baixa renda no Brasil. Culinária, arte, música, dança e moda estão entre os temas ensinados nas aulas. O projeto tem unido estrangeiros e brasileiros em workshops de diferentes temáticas para promover esta aproximação.

Já são quatro imigrantes árabes, uma marroquina e três sírios, que participam do projeto, oferecendo workshops de culinária e caligrafia. Além deles, o Migraflix tem cursos dados por pessoas do Peru, Camarões, Togo, Argentina e Espanha. Todas as aulas acontecem na capital paulista.

Os cursos são dados por estrangeiros de baixa renda que vivem no Brasil

O projeto começou a funcionar em setembro do ano passado, resultado da iniciativa do argentino Jonatan Berezovsky e do brasileiro Rodrigo Borges. Berezovsky, diretor-executivo do Migraflix, vive no Brasil há dois anos e criou o projeto com a ideia de ajudar refugiados e imigrantes de baixa renda de uma forma que fugisse do assistencialismo.

Cada workshop de culinária custa R$ 90 por participante. Os demais temas têm um custo de R$ 70 por aluno. Em cada aula podem participar dez pessoas. Do montante arrecadado, 80% fica com o refugiado e 20% com o Migraflix para cobrir os custos de manutenção da plataforma, que tem uma equipe de 15 voluntários.

Os temas dos workshops, preços e datas estão disponíveis no site www.migraflix.com.br.

Via Observatorio3setor.com.br