Alunos melhoram raciocínio com projeto Pensando em Códigos
Nos últimos anos, muitos docentes estão buscando inovar a metodologia de ensino por meio do uso de aplicativos. Um exemplo é o professor Gabriel Hornink, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais. Ele desenvolveu um projeto ligado à tecnologia batizado de Pensando em Códigos.
Hornink ensina a estudantes o manejo de apps, tanto pelo celular como pelo computador, a partir de softwares de informática. As ferramentas podem ter a função que o aluno ou o professor escolher. Os aplicativos foram criados por técnicos do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que há décadas desenvolvem plataformas educacionais.
Dois apps são empregados: o Scratch, do MIT, e o Inventor. Como são softwares de autoria, eles possibilitam que os estudantes criem suas próprias ferramentas. A experiência foi levada para a rede pública de ensino.
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O professor afirma que tem observado mudanças positivas na abordagem de conteúdo após a implantação do projeto. Segundo ele, houve impacto direto em sala de aula e resultados no aprendizado.
“Nós verificamos que houve uma melhoria do raciocínio lógico e matemático”, disse. Ele explica que, como são utilizadas linguagens de programação, o raciocínio lógico do aluno também é desenvolvido “em paralelo a qualquer conteúdo específico”.
Hornink ministra cursos gratuitos em uma plataforma de estudos para os interessados em geral, com apoio da universidade. Para o Scratch, há um módulo de 30 horas e cinco semanas. Para o Inventor –um pouco mais complexo–, são três módulos, cada um também com 30 horas. “Nós tivemos participantes a partir de 8 anos até 60 anos, mesclando os conhecimentos prévios deles para poder potencializar também a aprendizagem do curso”, conta o professor.
A ideia surgiu em 2012, ligada aos projetos de extensão e pesquisa da Unifal. Para saber mais sobre o Pensando em Códigos, acesse http://www.unifal-mg.edu.br/lme.
Com informações do MEC