Projeto premiado insere poesia ao currículo de escolas dos EUA
A National Book Foundation, dos Estados Unidos, anunciou neste mês o vencedor do Inovações em Leitura 2018, seu prêmio anual de impacto social por meio da literatura. Neste ano, ganhou a Academia de Poetas Americanos por seu programa de poesia Teach this Poem (Ensine este Poema).
A cada ano, a fundação homenageia um indivíduo ou organização que desenvolveu um projeto inovador que defende a literatura. Entre os vencedores anteriores estão o Barbershop Books, que coloca livros em barbearias para ajudar a inspirar jovens negros a ler, e o Next Chapter Book Club, um programa de leitura para adolescentes e adultos com deficiências intelectuais e de desenvolvimento.
Teach this Poem é um recurso semanal que ajuda professores a adicionar poesia ao seu currículo. O projeto foi lançado pela primeira vez em 2015 no site poets.org, da academia, mas a ideia foi de um professor.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
Toda semana, o órgão envia um e-mail com um poema, juntamente com informações interdisciplinares –questões de discussão em sala de aula e ofertas multimídia, como mapas, vídeos, fotografia e sugestões de leitura relacionadas. Tudo é feito para ajudar os professores a incorporar a poesia na experiência da sala de aula.
“Ajudar os professores a ensinar poemas tem sido parte do nosso DNA desde os nossos primórdios. Temos uma postura pedagógica: um poema não é um enigma para ser ‘resolvido'”, explica Jen Benka, diretora executiva da academia.
Cada um dos poemas selecionados está vinculado a eventos atuais. Nos três anos desde o seu lançamento, dezenas de milhares de pessoas se inscreveram no projeto, superando as expectativas.
Leia a reportagem completa no Mashable