Professor quer construir estação meteorológica em escola pública
A mudança climática é uma das maiores ameaças ambientais do século 21, com consequências profundas a vários setores da sociedade: econômica, social e ambiental.
Para tentar despertar o interesse dos jovens sobre o tema, um professor criou um projeto para mostrar na prática os efeitos reais da mudança climática para alunos de uma escola pública na zona oeste de São Paulo.
- Escola pública de SP está entre as três melhores do mundo
- British Council oferece cursos gratuitos para professores da rede pública
- UFSCar oferece 114 cursos online e gratuitos em diversas áreas
- Veduca oferece 18 cursos gratuitos com professores USP
O projeto do professor Dirceu Donizetti Dias de Souza tem como objetivo promover abordagens inovadoras para o ensino e aprendizagem dos conteúdos ligados às alterações climáticas, tais como chuva ácida, e possibilitando aos estudantes estabelecer o diálogo entre os conhecimentos discutidos em sala aula nas disciplinas de ciências da natureza e matemática, a educação científica sistematizada e situações do cotidiano as quais envolvem questões relacionadas ao tempo e ao clima.
A ideia é construir instalar uma miniestação meteorológica na EE Professor Mauro de Oliveira, no bairro de Perdizes, para os alunos coletaram e analisarem dados referentes ao tempo para estabelecer correlações com o clima urbano local.
Para colocar o projeto em prática ainda este ano, o professor Dirceu criou uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse. O objetivo é arrecadar R$ 10.498. As colaborações começam a partir de R$ 10.
O dinheiro arrecadado será utilizado para viabilizar a construção da miniestação meteorológica e seus desdobramentos. Para colaborar é só acessar: www.catarse.me.