Projeto registra histórias de anônimos ao redor do mundo

O norte-americano Brandon Stanton, criador do projeto Humans of New York, site que publica fotos e micro-histórias de desconhecidos, embarcou em uma viagem ao Oriente Médio para documentar as diferentes pessoas e histórias de vida desta região que vive em eterno conflito.

“Eles eram dezenas e nós só éramos quatro. Levaram todas as minhas ovelhas” – Iraque

A iniciativa, em parceria com a ONU, é para sensibilizar o mundo em relação aos objetivos de desenvolvimento do Milênio, um programa que visa proporcionar o ensino primário universal, erradicar a fome e a extrema pobreza, promover a igualdade de gênero, entre outras propostas.

Para o trabalho, Brandon, que é um misto de fotógrafo, entrevistador e cronista, embarcou em uma jornada de 50 dias, na qual irá conhecer dez países. Após passar pelo Iraque e a Jordânia, ele divulgou na página do projeto  fotos de pessoas que conheceu, revelando suas histórias de algumas  famílias que vivem em locais devastados pela guerra.

“Os meus momentos mais felizes são quando vejo a minha mãe feliz” – Iraque
“Preocupo-me com o dia em que eles começarem a querer coisas que eu não posso pagar” – Iraque

Além dos retratos íntimos, o fotógrafo documentou depoimentos que revelam medos, lutas, esperanças e sonhos. O projeto procura, sobretudo, mostrar ao mundo o cotidiano de regiões distantes e pouco exploradas pela mídia tradicional.

Veja mais imagens: