Projeto restabelece vínculos e motiva crianças durante isolamento social
Dinâmicas são aplicadas durante aulas on-line combinadas a nano atitudes para tornar o dia a dia melhor
Atividades lúdicas como a dança criativa, artes, iniciação a lutas, brincadeiras, acrobacias e jogos interativos têm o poder de restabelecer vínculos afetivos e motivar as crianças durante o período de isolamento social. Essa dinâmica tem sido adotada pelo Colégio Marista Asa Sul, em Brasília, que tradicionalmente já desenvolve diversos projetos voltados para estimular as competências socioemocionais dos estudantes.
Este mês, alunos da educação infantil passaram a praticar atividades lúdicas online durante 25 minutos por semana como forma de preparação para o retorno das aulas presenciais por meio do Projeto Asas das Infâncias.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do colégio, Liliane Falcomer, com a volta das aulas presenciais, essas atividades passarão a ser realizadas diariamente durante 45 minutos.
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“Precisamos trabalhar as habilidades socioemocionais de nossos alunos e fortalecê-los para a retomada das atividades presenciais. Além disso, com esse trabalho conseguimos formar cidadãos com poder de decisão, respeitando diferenças, pessoas comprometidas em construir um lugar melhor para se viver”, disse.
O projeto desenvolvido com as crianças inclui contação de histórias bíblicas e o desafio de praticar nano atitudes para melhorar o ambiente em que se vive. Por exemplo, telefonar para alguém da família que não se fala há algum tempo, oferecer ajuda nas atividades domésticas, entre outros. Os alunos também contam com oficinas de meditação e espiritualização orientada.
O Colégio Marista Asa Sul atua com o desenvolvimento de competências socioemocionais em projetos e disciplinas presentes em todos os segmentos e faixas etárias. “Na educação infantil, atividades lúdicas e projetos de investigação ajudam as crianças a identificar e começar a lidar com seus sentimentos e emoções”, explica Liliane.
Essas atividades favorecem o desenvolvimento de capacidades motoras, corporais e culturais associadas às habilidades socioemocionais, com estímulo à criatividade, autonomia, relacionamento, motivação, foco, favorecendo as descobertas e ampliando a capacidade de pensar e agir.
No ensino fundamental, os estudantes desenvolvem Projetos de Intervenção Social, em que exercitam seu protagonismo e podem escolher a melhor forma de trabalhar o tema proposto, seja com ações na comunidade, na família ou na comunidade escolar. Já no ensino médio, os jovens são convidados a pensarem no seu Projeto de Vida e em qual adulto pretendem se tornar após a formatura, além de ajudar na escolha profissional.
Cada fase é importante para o amadurecimento dos pensamentos, emoções e demais sentimentos que são muito comuns a cada faixa etária. E o apoio da família é fundamental para que crianças, adolescentes e jovens encontrem um ambiente favorável para se expressar.