Projeto seleciona experimentos de alunos que serão levados ao espaço
As inscrições vão até o dia 23 de março e são de graça para alunos da rede pública.
A USP (Universidade de São Paulo) vai selecionar 80 experimentos de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico para levar ao espaço. A iniciativa faz parte projeto Kurumim, que tem como tema este ano “Conquistando a Lua”.
Os trabalhos selecionais serão enviados para a estratosfera, camada da atmosfera que fica a até 50 quilômetros de altitude.
Podem participar estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o médio ou técnico de escolas públicas e particulares do Brasil e da América Latina.
O tema da edição é uma homenagem à missão Artemis, da Nasa (agência espacial americana), que deve levar a primeira mulher à Lua em 2024.
Engenharia aeroespacial
O Kurumim, em sua 1ª edição, atualiza o projeto Garatea-E, que foi realizado de 2017 a 2019 e teve a participação de mais de 1,3 mil alunos.
O projeto faz parte de uma mobilização de estudantes ligados à engenharia aeroespacial da USP em São Carlos, o grupo Zenith Aerospace.
Além de desenvolver sondas estratosféricas e nanosatélites (com peso de 1 a 5 kg), os alunos da USP decidiram compartilhar conhecimento e abrir as portas para talentos de todas as escolas, diz a coordenadora do projeto e graduanda em Ciências da Computação, Ana Luísa Costa.
As inscrições vão até o dia 23 de março e são de graça para alunos da rede pública. Para a rede particular, a taxa é de R$50.
Cerca de 80 experimentos serão levados em balões meteorológicos à estratosfera, em um dia chamado Sábado Aeroespacial. A previsão é que seja em 29 de agosto.