Projeto transforma livros usados em novos
“Máquina de livros” visita cidades do país para estimular leitura
Percorrer o país incentivando o interesse pela leitura, por meio da transformação de livros. Essa é a proposta do projeto “A Incrível Máquina de Livros“, que atrai a atenção do público pelo viés da fantasia e da imaginação por onde passa.
A iniciativa é da agência paulista de eventos culturais Infinito Cultural e tem o apoio da CBL (Câmara Brasileira do Livro), que doou livros vencedores do Prêmio Jabuti.
A van usada no projeto funciona semelhante a uma daquelas máquinas de refrigerantes. Só que no lugar do dinheiro e da bebida, o usuário troca livros antigos por novos.
- Shopping Pátio Paulista e Nespresso transformam mais de 50 mil cápsulas em decoração natalina
- Trupe DuNavô se apresenta no Sesc Pinheiros e na Funarte neste fim de semana
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Abraço de 3 minutos: aeroporto cria projeto polêmico na Nova Zelândia
É só colocar um exemplar usado na máquina, esperar mágica acontecer dentro do equipamento e receber um livro novinho. É possível escolher entre obras para crianças ou para adultos. Não serão aceitos gibis, livros didáticos ou técnicos.
A máquina tem capacidade de trocar até mil livros por dia.
A mesma van que promove a “mágica” leva a equipe de três pessoas para diferentes cidades do país. Brasília é a décima visitada por eles. A expectativa é de que sejam atendidas, ao todo, 21 cidades de 13 Estados, perfazendo mais de 16 mil quilômetros rodados.
Depois do Distrito Federal, o projeto segue para Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau (SC), Curitiba, Londrina (PR), São Paulo, Guarulhos (SP), Campinas (SP), Barueri (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Ribeirão Preto (SP). A lista das cidades que serão visitadas e outras informações podem ser conferidas na página do projeto no Facebook.