Projeto transforma residências em espaços de coworking temporários
Trabalhar em casa tem suas vantagens, mas para muita gente esse ambiente se torna menos produtivo do que estar ao lado de outras pessoas em um escritório convencional. Um projeto sueco, chamado Hoffice, visa ajudar freelancers a encontrar um ambiente para compartilhar experiências, transformando apartamentos e casas em espaços temporários de coworking.
Na ideia, residências recebem um grupo de profissionais, que trabalham em turnos de 45 minutos, tempo limite que uma pessoa consegue se concentrar em uma tarefa, segundo pesquisas. Quando esse período termina, um alarme toca e as pessoas levantam para uma pequena pausa.
A rede já conta com vários locais de trabalho gratuitos, instalados nas residências dos participantes. Nas casas, os convidados podem fazer doações para ajudar nas despesas, como o cafezinho diário. Um dos maiores benefícios do projeto é a troca de habilidades entre as pessoas no dia a dia como freelancers.
O projeto começou há cerca de um ano, quando os freelancers Christofer Gradin Franzen e Johline Zandra decidiram testar uma nova maneira de trabalhar em casa. Eles convidaram um grupo de pessoas para compartilharem um espaço e estabeleceram algumas regras. Devido ao sucesso, diversos grupos foram formados em outras cidades na Suécia e na Dinamarca.
Veja mais imagens:
Via Fast Company