Projeto une desenvolvimento humano e aprendizado de tecnologia

03/12/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:25

Unir os conceitos de formação humana e tecnológica. Essa foi a proposta do projeto social Engenhoca Criativa. A iniciativa promoveu um evento de formação para os 160 alunos, moradores dos bairros Capão Redondo, Riviera, Valo Velho e Campo Limpo, localizados na periferia da zona sul, de São Paulo.

Iniciativa une desenvolvimento humano e o aprendizado de tecnologia na periferia de SP
Iniciativa une desenvolvimento humano e o aprendizado de tecnologia na periferia de SP

O projeto, desenvolvido pela AlfaSol e Explorum, com apoio da Samsung, teve como principal alicerce a formação integral. No CEU (Centro Educacional Unificado) Capão Redondo, CEU Feitiço da Vila, Centro para juventude Magdalena e Centro para a juventude Riviera, educadores orientaram e estimularam de forma prática, a construção de projetos para propor soluções para diversos problemas que envolvem a sociedade, como uso de energia solar e de materiais recicláveis.

Durante oito meses, a iniciativa inédita estimulou a criatividade e a autonomia de jovens de 14 a 24 anos, que por meio de aulas práticas puderam desenvolver projetos didáticos, envolvendo habilidades ligadas à tecnologia, ao empreendedorismo, ao crescimento pessoal e à autoestima.

A iniciativa deu origem a uma série de empreendimentos, de brinquedo automatizado feito com produtos recicláveis a robô que ajuda a lidar com a ansiedade.

Para a diretora da AlfaSol, Maristela Bárbara, o projeto ampliou muito a criatividade dos alunos, que acabaram desenvolvendo desde regador sustentável, aplicativos, até site contra a depressão.

O mais surpreendente foi perceber o quanto eles estão saindo do curso mais confiantes de suas próprias potencialidades. Essa experiência mostrou a eles que são capazes de enfrentar outros desafios. Isso é a maior conquista”, conta Bárbara.

Durante a cerimônia de formação, os grupos de alunos apresentaram seus projetos, que envolveram além do desenvolvimento dos produtos, a elaboração de um modelo de negócio, com definição de público-alvo, composição da equipe envolvida, valor necessário para viabilização dos projetos, além de preço final de cada item.

Partindo do conceito que atualmente o ser humano e a tecnologia são complementares e indissociáveis, o projeto educativo teve o objetivo de fomentar a resiliência e a colaboração, promovendo o desenvolvimento prático de testagem, replanejamento, construção de ferramentas e dispositivos digitais, além da produção multimídia.