Projeto usa fotografia como forma de inclusão no Jardim Gramacho

Exposição aberta ao público acontecerá no Jardim Gramacho em 10 de novembro e depois parte para Londres

24/10/2018 00:00 / Atualizado em 13/05/2025 10:36

Cerca de 20 jovens do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foram convidados a retratarem através de fotos o local que já foi considerado o maior aterro sanitário da América Latina com suas próprias perspectivas.

A iniciativa é do projeto Eyes of the Street (Olhares da Rua, em português), em parceria com a ONG Resgate da Infância Social (RISO), com a produtora Mairarê, e com a empresa social canadense Plastic Bank, que disponibiliza meios para que a captura do olhar seja uma forma de melhorar a autoestima e projetar um futuro melhor.

As imagens produzidas vão compor uma exposição a ser realizada no dia 10 de novembro no Jardim Gramacho
As imagens produzidas vão compor uma exposição a ser realizada no dia 10 de novembro no Jardim Gramacho

“O nosso desejo é plantar uma semente de esperança e compartilhar com os jovens participantes a oportunidade que a fotografia nos traz, como ferramenta de observação e reflexão, de expressar quem nós somos. Assim a gente cria laços, desafia estereótipos, e investe na autoestima dos participantes”, destaca Giselle Barboza, empreendedora social, antropóloga e co-fundadora do projeto, ao lado de Daniel Meirinho, doutor em comunicação social e professor de fotografia na Universidade Federal do Rio Grande no Norte.

Durante seis dias, o grupo receberá máquinas fotográficas e aulas sobre como usá-las para fazer retratos visuais da realidade da região com o olhar de quem está imerso nela

As imagens produzidas vão compor uma exposição a ser realizada no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro, e em Londres no ano que vem.

Uma ação semelhante já foi realizada em Recife, na Guiné-Bissau e em Portugal.

As câmeras fotográficas serão doadas à ONG Riso, para que o projeto ganhe continuidade.

Economia solidária

O tema sustentabilidade também será pautado nas oficinas pela empresa social canadense Plastic Bank, premiada pela ONU por criar uma economia criativa que reduz o lixo plástico enquanto combate à pobreza.

O objetivo nessa frente é implementar uma infraestrutura de economia solidária em Gramacho, de modo que os catadores possam trocar plástico por bens de consumo e alimentos.

O projeto dará voz a histórias das pessoas que fazem de Gramacho um local de sobrevivência, como a jovem Evelin Silva, 19 anos, mãe solteira de Kevin, 5 anos, que vive no local com mais duas amigas e vê nessa oportunidade uma forma de mostrar como é a realidade de quem vive no Jardim Gramacho.

“É algo diferente. Vai ajudar a gente a mostrar como vivemos. Sofremos muito preconceito por morar aqui na comunidade. Aqui tem muita gente com sonhos, de bem”.

Exposição Eyes of The Street
Local: Rua Tocantins 30, instituição Casa Amarela, Jardim Gramacho
Data: 10 /11, às 14h
Entrada Franca
Informações: www.eyesofthestreet.org.