Projeto usa fotografia como forma de inclusão no Jardim Gramacho

Exposição aberta ao público acontecerá no Jardim Gramacho em 10 de novembro e depois parte para Londres

24/10/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:25

Cerca de 20 jovens do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foram convidados a retratarem através de fotos o local que já foi considerado o maior aterro sanitário da América Latina com suas próprias perspectivas.

A iniciativa é do projeto Eyes of the Street (Olhares da Rua, em português), em parceria com a ONG Resgate da Infância Social (RISO), com a produtora Mairarê, e com a empresa social canadense Plastic Bank, que disponibiliza meios para que a captura do olhar seja uma forma de melhorar a autoestima e projetar um futuro melhor.

As imagens produzidas vão compor uma exposição a ser realizada no dia 10 de novembro no Jardim Gramacho
As imagens produzidas vão compor uma exposição a ser realizada no dia 10 de novembro no Jardim Gramacho

“O nosso desejo é plantar uma semente de esperança e compartilhar com os jovens participantes a oportunidade que a fotografia nos traz, como ferramenta de observação e reflexão, de expressar quem nós somos. Assim a gente cria laços, desafia estereótipos, e investe na autoestima dos participantes”, destaca Giselle Barboza, empreendedora social, antropóloga e co-fundadora do projeto, ao lado de Daniel Meirinho, doutor em comunicação social e professor de fotografia na Universidade Federal do Rio Grande no Norte.

Durante seis dias, o grupo receberá máquinas fotográficas e aulas sobre como usá-las para fazer retratos visuais da realidade da região com o olhar de quem está imerso nela

As imagens produzidas vão compor uma exposição a ser realizada no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro, e em Londres no ano que vem.

Uma ação semelhante já foi realizada em Recife, na Guiné-Bissau e em Portugal.

As câmeras fotográficas serão doadas à ONG Riso, para que o projeto ganhe continuidade.

Economia solidária

O tema sustentabilidade também será pautado nas oficinas pela empresa social canadense Plastic Bank, premiada pela ONU por criar uma economia criativa que reduz o lixo plástico enquanto combate à pobreza.

Photography for sustainable capacity building

DO YOU HAVE AN OLD COMPACT DIGITAL CAMERA YOU DON'T USE? Your old digital compact camera could be used to empower children living in Rio de Janeiro, at #JardimGramacho – the biggest landfill in Latin America. Digital compact camera sales have declined by over 80% since 2010. They are going to landfill. But for the communities we work with they can still be used as a tool of voice and creativity. Your old digital camera can be recycled for a good cause – donate it now for the kids to use at our next project in #jardimgramacho , Rio de Janeiro.Send your working camera, with memory card (if you haver one), to: flat 1, N50, Melton House, Anerley Park. SE20 8ND. London, Uk. Tag your friends!! Lots of love :-)partners: RISO – Resgate da Infância Social | Social Plastic | Mairarê Produtora…#framinghope #recycle #reframe #creativerevolution #photography #socialtransformation #sustainability #sustainableeducation #photographyforsocialtranaformation #socialplastic

Posted by Eyes of the Street / Olhares da Rua on Thursday, April 26, 2018

O objetivo nessa frente é implementar uma infraestrutura de economia solidária em Gramacho, de modo que os catadores possam trocar plástico por bens de consumo e alimentos.

O projeto dará voz a histórias das pessoas que fazem de Gramacho um local de sobrevivência, como a jovem Evelin Silva, 19 anos, mãe solteira de Kevin, 5 anos, que vive no local com mais duas amigas e vê nessa oportunidade uma forma de mostrar como é a realidade de quem vive no Jardim Gramacho.

“É algo diferente. Vai ajudar a gente a mostrar como vivemos. Sofremos muito preconceito por morar aqui na comunidade. Aqui tem muita gente com sonhos, de bem”.

Exposição Eyes of The Street
Local: Rua Tocantins 30, instituição Casa Amarela, Jardim Gramacho
Data: 10 /11, às 14h
Entrada Franca
Informações: www.eyesofthestreet.org.