Projeto vai levar médicos voluntários para o sertão do Piauí

10/10/2016 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:03

A médica e apresentadora de TV Karina Oliani é conhecida por suas peripécias pelo mundo. Além de ser a única no Brasil especializada em medicina de resgate em áreas remotas, essa paulistana de 34 anos já escalou o Monte Everest, nadou com tubarões nas Bahamas e andou na asa de um avião a mais de 250 km/h em Seattle.

Mas engana-se quem pensa que Karina deixou a profissão de lado para se aventurar pelo mundo.

Nestas suas andança ela já trabalhou como médica voluntária em Ruanda, Etiópia, Uganda e em áreas carentes na Amazônia. No ano passado, atendeu as vítimas do terremoto no Nepal, que deixou mais de 8.000 mortos e devastou algumas comunidades do país.

Karina Oliani é única médica no Brasil especializada em medicina de resgate em áreas remotas
Karina Oliani é única médica no Brasil especializada em medicina de resgate em áreas remotas

Em 2015, juntamente com o fotógrafo Andrei Polessi, Karina lançou um photobook intitulado “DHARMA”, com fotos dos projetos humanitários que participou na Índia e no Nepal. Todo o dinheiro arrecadado com a venda do livro foi revertido para a construção de uma escola no Nepal.

Agora Karina está com um novo projeto voluntário. Entre os dias 1º a 9 de novembro, ela vai levar um grupo de médicos de diversas especialidades para uma expedição humanitária pelo sertão do Piauí.

Batizado de Projeto Piauí, o objetivo é atender cerca de 3.000 pessoas que vivem em condições extremas na região dos municípios de Acuã e Paulistana.

Karina com crianças que foram vítimas do terremoto no Nepal
Karina com crianças que foram vítimas do terremoto no Nepal

Além da ajuda médica, a equipe também vai capacitar e educar a população com palestras sobre higiene pessoal, planejamento familiar, valorização da vida, purificação de água, prevenção de câncer, entre outros assuntos.

Toda a expedição será registrada em fotos e vídeos e vai virar um photobook e um documentário.

Apesar de alguns apoios já terem sido fechados, Karina ainda busca apoiadores para cobrir as despesas com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, medicamentos e equipamentos médicos.

Informações sobre como colaborar: [email protected] ou tel.: (11) 3641-6411.