Projeto vai selecionar 40 fotógrafos de comunidades do Rio
Uma boa notícia para quem ama fotografar. Concurso irá selecionar trabalhos de 40 fotógrafos que moram nas comunidades do Rio de Janeiro para exporem suas obras numa exposição virtual. A iniciativa é do projeto #FRENTE.
As inscrições para o Festival Carioca de Fotografia Popular Emergente vão até 15 de fevereiro e devem ser feitas pelo link: https://docs.google.com
O @frentefestival surge das vivências do realizador Giuliano Lucas, fotógrafo, documentarista, artista visual e produtor, ao experimentar a realidade comum de fotógrafos também de origem periférica: ter trabalhos avaliados com certo exotismo ou utilizados indevidamente para reforçar o discurso da violência em locais abandonados pelo Estado, estigmatizando moradores dessas comunidades.
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“Criamos o #FRENTE por acreditar na diversidade e pluralidade de produções realizadas por muitos fotógrafxs de origem periférica. A ideia é ser uma janela, construindo uma plataforma para diálogo, formação e incentivo das múltiplas produções de artistas e olhares que emergem do silenciamento social, econômico e cultural”, afirma Giuliano.
Com apoio da Lei Aldir Blanc, serão selecionados 40 fotógrafos para expor na galeria virtual, que terá um portfólio online para oportunizar a venda dos trabalhos selecionados. O evento contará, ainda, com lives sobre mercado da fotografia, arte, redes sociais e desafios da fotografia na pandemia.
O Festival terá capacitações com ações pedagógicas e estratégias em como manter e gerenciar suas carreiras. Os fotógrafos terão noção de como gerenciar seu trabalho, precificar, vendas, redes sociais, marketing, além de desenhar um plano de carreira.
Para se inscrever, basta acessar até o dia 15 de fevereiro o link na bio do @frentefestival e seguir o passo a passo. Fotógrafos moradores de comunidades do Rio, maiores de 18 anos, que fazem uso de celulares, câmeras analógicas e/ou digitais, bem como outras formas híbridas de captura de imagens, podem participar.
Os artistas selecionados terão de cinco a dez fotos no site, além de comunicação direta com possíveis compradores e público.