Projetos conectam as pessoas com o mundo

Novas ideias em prol da integração global e do meio ambiente vem sendo criadas a cada dia, possibilitando que a população exerça sua participação no debate sobre os temas urbanos e ambientais. Esses projetos, como o Smart Citizen e o Air Quality Egg, são redes de coleta de dados na internet com sensores de código aberto, em que as pessoas podem participar, o que significa uma promessa para o futuro em relação ao uso da tecnologia.

O Smart Citizen é uma plataforma que inclui a população na construção das cidades. A partir da conexão de dados, pessoas e conhecimento, o objetivo do projeto é formar indicadores produtivos de acesso livre e ferramentas distribuídas. Com ele, os cidadãos podem participar da coleta e compartilhamento de informações, como os índices de poluição, e colaborar com as cidades coletivamente.

O Air Quality Egg é um sistema de sensor projetado para permitir que qualquer pessoa possa coletar dados de alta resolução, a partir de um aparelho similar a um ovo, sobre as concentrações de NO2 e CO fora de suas casas. Os dois gases são os elementos que tem maior relação com a poluição do ar urbano e podem ser detectados por meio desses aparelhos, que transmitem as informações para um servidor e site. Atualmente existem cerca de 800 kits implantados em diversos locais ao redor do mundo.