Proteína da banana pode combater HIV, hepatite C e gripe

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, concluiu que uma proteína encontrada na banana, batizada de lectina, pode ajudar na criação de medicamentos usados no combate contra infecções virais.

De acordo com a pesquisa, a substância é capaz de ler ‘código de açúcar’ em células e vírus. A codificação é utilizada na comunicação das células no corpo para se comunicarem, mas que são sequestrados por vírus e outros invasores.

Experimentos antigos demonstraram que a proteína era capaz de impedir que o HIV invadisse células do corpo, mas também causava efeitos colaterais graves que limitava o seu uso medicinal. O estudo atual publicado na revista científica ‘Cell’ demonstra a criação de uma nova forma da lectina, que ainda combate do vírus em cobaias, mas não provoca irritações e inflamações indesejadas.

Proteína encontrada na banana pode ajudar na criação de medicamentos contra infecções virais

Além do vírus da Aids, a descoberta permite a proteção dos vírus causadores da hepatite C e influenza em amostras de sangue e tecido, sem causar inflamação. Ainda foi comprovado que a proteína resguardou um rato contra a infecção da gripe.

Apesar dos resultados em laboratório, os testes em humanos ainda exigem alguns anos de estudo. No entanto, os pesquisadores estão confiantes sobre o desenvolvimento de medicamentos que funcionem contra vários tipos de vírus e contra vírus que se modificam rapidamente, como o da gripe.