Publicitária brasileira é considerada a mulher mais criativa do mundo

A brasileira Joanna Monteiro foi escolhida pelo site americano Business Insider como a mulher mais criativa do mundo na indústria da publicidade. A vice-presidente de criação da FCB Brasil ficou à frente profissionais dos Estados Unidos, Holanda, África do Sul, Singapura, entre outros países.

A lista é feita com base em indicações dos leitores, profissionais de agências e do próprio site. A partir dessas indicações, foram selecionadas as 36 mulheres mais criativas considerando fatores como reconhecimento dentro da profissão, carreira e trabalho criativo que se destacou no mundo fora do mercado publicitário.

Joanna virou redatora, embora tenha se formado em Educação Artística pela UnB (Universidade de Brasília). Após concluir o curso foi para São Paulo fazer pós-graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM. Não sem antes passar um ano em Londres estudando marketing e três meses em Florença estudando história da arte e italiano.

Ela começou a sua carreira na publicidade como estagiária na Ogilvy (96), foi redatora na DPZ (97-99), passou para a W/Brasil (2000–2001) e depois para Agência África – onde trabalhou como diretora de criação em dois momentos (2002 a 2007 – 2011 a 2012). Entre um e outro foi diretora de criação da MPM (2008 a 2010), também do grupo ABC.

Em 2012, Joanna deixou a África para se juntar a FCB Brasil, onde se tornou vice-presidente de criação este ano.

Sua equipe conquistou 17 leões na edição deste ano do Festival de Cannes –sendo um Grand Prix de Mobile inédito para o Brasil, além de cinco ouros, cinco pratas e seis Bronzes. A performance da agência no festival foi a melhor do país.