Quando o obsoleto vira um negócio inovador

Por Luciana Brito, da HSM

Produtos considerados “obsoletos” –como discos de vinis, relógios mecânicos, canetas tinteiro e produtos artesanais–, em função de alternativas melhores e mais baratas que surgiram graças às inovações tecnológicas dos últimos anos, estão voltando ser um bom negócio graças justamente a uma das mais inovadoras tecnologias de todos os tempos: a internet.

Para os pesquisadores Ryan Raffaelli, da Harvard Business School, e Larry Downes e Paul Nunes, ambos do Accenture Institute for High Performance, esse paradoxo traz várias lições sobre os processos de inovação nas empresas.

Raffaelli estudou o caso dos relógios mecânicos suíços. Em 2008, seus fabricantes voltaram a ser os maiores exportadores mundiais (em receitas) na indústria de relógios, 25 anos após os modelos mecânicos serem declarados “mortos” em função da ascensão da tecnologia digital.

Em sua análise, Raffaelli mostra como mudanças no produto, na estrutura organizacional das empresas e no fortalecimento de uma identidade associada a um legado das antigas tecnologias podem reconfigurar os negócios.

Enquanto os relógios mecânicos suíços ressurgem no mercado graças principalmente à recuperação do legado de suas fortes marcas, outros produtos bem menos conhecidos e produzidos a partir de tecnologias extintas ou moribundas se beneficiam da Internet para fazer sucesso.

Para Downes e Nunes, sites como o Etsy, um mercado de venda de produtos artesanais de vários países, e o Kickstarter, uma plataforma de crowdfunding que media o financiamento de produtos e serviços, são exemplos de como tornar isso possível.

O sucesso dessas reemergentes tecnologias comprova que as novas tecnologias não substituem simplesmente as antigas. Algumas das velhas tecnologias têm um apelo duradouro. Os relógios mecânicos e os discos de vinis, por exemplo, podem redefinir seus valores no mercado.

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