Reciclagem de pneus no Brasil bate recorde em 2014

De acordo com um estudo recém divulgado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), somente no primeiro semestre de 2014, 223 mil toneladas de pneus velhos (cerca de 45 milhões de pneus de carros de passeio) foram coletados para serem reaproveitados.

A aliada do meio ambiente e grande responsável pelo recolhimento dos pneus é a Reciclanip, empresa sem fins lucrativos criada em 2007 pela Anip para administrar a reciclagem do material. Com uma frota de 70 caminhões, a entidade entregou os materiais nos 834 pontos de coleta distribuídos nos 26 Estados brasileiros.

Desde 1999, quando o processo de recolhimento e reciclagem começou no país, três milhões de pneus já foram coletados e reciclados. Em 2004, eram 85 pontos de coleta espalhados por todo país, ou seja, em apenas 10 anos cresceu 881% o número de pontos de coleta, mostrando a força do setor.

Para se ter uma ideia, depois de encaminhado à empresa de reciclagem, a borracha pode ser transformada em tapetes, solas de sapato, pisos industriais, asfalto para recapear ruas e rodovias, entre outros materiais. Não aproveitar um pneu velho seria um grande desperdício, não é mesmo?

Como descartar um pneu velho

Ao adquirir novos pneus para seu carro, procure o local mais próximo para encaminhar os usados para a reciclagem (clicando aqui é possível ver a lista com todos os pontos de coleta do país). Além de beneficiar o meio ambiente, você contribui para a economia, gerando materiais sustentáveis!