Recife ganha primeiro ‘shopping social’ do mundo
Espaço reunirá diferentes iniciativas que fazem parte do ecossistema da organização em um imóvel de quatro andares
O projeto Transforma Brasil, movimento que tem como objetivo estimular o voluntariado no país, vai lançar em abril o primeiro shopping social do mundo. Localizado no centro do Recife (PE), espaço reunirá diversas iniciativas e projetos cadastrados na plataforma da organização, oferecendo produtos e serviços de impacto positivo à sociedade.
Para isso, o Transforma Brasil busca empresas para apoiar e ajudar a viabilizar o shopping. Os primeiros parceiros para a iniciativa são Moura Dubeux, Neoenergia e Iquine.
Além de atuar como uma plataforma de conexão entre voluntários e organizações sociais cadastradas em sua plataforma online, o Transforma Brasil também desenvolve uma série de ações de impacto positivo para organizações públicas e privadas.
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
- Conheça 5 praias paradisíacas no nordeste brasileiro
- A deficiência de vitamina E no seu organismo pode causar estes 5 sintomas; fique atento!
- São Roque (SP) celebra colheita da uva com festa
A novidade, idealizada pelo empreendedor social pernambucano Fábio Silva, tem como objetivo gerar visibilidade e renda para essas organizações, além de promover uma aproximação entre elas e estimular a geração de novos projetos e negócios sociais. A iniciativa também será focada em atender a comunidade do Pilar, região com IDH mais baixo do município.
O shopping funcionará na Rua do Bom Jesus, eleita uma das ruas mais bonitas do mundo pela revista Architectural Digest, em um prédio de 2,8 mil m², doado pela Prefeitura de Recife e localizado no Recife Antigo, região central da capital pernambucana. O empreendimento passará por reformas, com orçamento aproximado de R$ 3 milhões, custeados pela iniciativa privada.
O local também funcionará como um espaço aberto para a comunidade do entorno com cursos, oficinas, atividades de geração de renda e educação. O Porto Social, parceiro do Transforma Brasil em Recife, capacitará as iniciativas e empreendedores sociais no prédio. A expectativa do movimento é expandir a iniciativa para outras cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
“O shopping social é uma forma de aproximar o universo dos projetos e produtos sociais da sociedade civil, criando uma relação de benefícios mútuos para as duas pontas – as organizações que conseguirão expor seus projetos e produtos de forma mais assertiva, gerando renda para as organizações e famílias atendidas, e os clientes, que terão a oportunidade de se envolver e conhecer de perto inúmeros trabalhos de impacto positivo desenvolvidos em todo o país”, explica Fábio Silva, fundador do Transforma Brasil.
O shopping social do Recife terá dezenas lojas, além de projetos de impacto social. Também haverá áreas comuns como praça de alimentação e salas de reunião.