Rede ajuda a superar problemas de saúde na família

Imagine uma rede social onde o objetivo é ajudar pessoas a passarem por momentos difíceis. No Brasil essa rede existe com o nome de Portal SuperAção, plataforma que pretende ser referência em saúde ao conter no mesmo lugar diversas ferramentas para o fortalecimento de indivíduos envolvidos, por exemplo, em problemas relacionados ao câncer, HIV, dependência química, depressão, entre outros.

Criado em 2014, o portal iniciou as atividades com um serviço de suporte a pacientes e familiares que lutam contra o câncer, por meio da criação de uma rede inovadora de solidariedade e apoio mútuo que possibilita a troca entre os cadastrados de uma forma mais próxima e humanizada.

Dentro da estrutura de funcionamento existe o projeto “Anjos do SuperAção“, onde um paciente ou familiar que enfrenta o câncer (Superador), é apoiado solidariamente por uma pessoa que já passou pela mesma situação (Anjo), sendo ambos supervisionados por um voluntário treinado para reportar caso haja algum problema e para reforçar esse apoio emocionalmente (Arcanjo).

“Na plataforma, a expressão ‘eu sei como se sente’, é real”, conta Gabriela Besser, 28, idealizadora do projeto que fundou o portal junto com Letícia Taveira, 29.

O cadastro é realizado através do site www.portalsuperacao.org e a ajuda entre os participantes é dada através do diálogo inbox do Facebook, enquanto o Portal não possui estrutura própria. Já foi aberto também o grupo para os participantes onde ocorre uma maior troca entre os trios.

“Em apenas dois meses de funcionamento já temos mais de 60 pessoas interagindo. Dessa forma, o Portal está criando uma metodologia inovadora para promover solidariedade e amor ao próximo confirmando sua validade e importância para o fortalecimento emocional, psicológico e até mesmo da saúde de cada paciente ou familiar envolvido.”

Em 2015, as empreendedoras farão um mapeamento coletivo de ONGs e profissionais de saúde com o objetivo de construir um banco de acesso facilitado ao suporte. “Resumidamente, será um super mapa com muitas informações relevantes ao nosso público.”