Refeições pagas em restaurante bancam comida de desabrigados

19/04/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:08

A Igreja de San Antón, em Madri, é um celeiro de boas ideias. Algumas delas foram receber doações de sangue e converter-se em um templo aberto 24 horas –com Wi-Fi– para acolher necessitados. A mais nova invenção do padre Ángel García Rodríguez, responsável pela igreja, é um restaurante chamado Robin Hood.

Pela manhã e na hora do almoço, o espaço serve refeições ao público em geral, com preços de mercado. À noite, porém, a comida é gratuita e servida aos desabrigados. O financiamento é gerado pelas refeições pagas do restaurante espanhol.

O padre Ángel, colocando o cartaz do primeiro Robin Hood
O padre Ángel, colocando o cartaz do primeiro Robin Hood

Também é possível que outros necessitados possam adquirir refeições a preços simbólicos.

A primeira unidade pode se tornar uma rede aberta pelo padre, que responde também pela ONG espanhola Mensageiros da Paz. A entidade já oferece mais de 400 refeições ao dia para moradores de rua, mas a meta é que o restaurante “dignifique” a alimentação até agora feita nas calçadas.

O padre e os padrinhos do Robin Hood
O padre e os padrinhos do Robin Hood

Também existe a possibilidade de que chefs renomados, com estrelas Michelin, possam cozinhar nos locais. Já apoiaram a iniciativa os chefs Miguel de la Fuente, do restaurante El Jardín, Julius Bienert, do Canal Cocina, e Pepe Rodríguez, do El Bohío e jurado do reality show MasterChef. A atriz Cayetana Guillén Cuervo, participante do MasterChef Celebrity, também apadrinhou o Robin Hood na inauguração.

Padre Ángel se gaba ao recitar o slogan dos estabelecimentos: “Não queremos que os ricos acabem, queremos que os pobres acabem”.

  

Com informações do Somos Malasaña