Relógios indicam protetor solar necessário
Que fator de proteção solar é indicado passar no momento em que chegou à praia? Em duas cidades do Rio Grande do Sul, é possível saber.
Pelotas e São Lourenço do Sul têm, a partir desta semana, placas que sinalizam não somente a necessidade de protetor mas também a orientação de horários não adequados ao banho de sol. O equipamento, batizado de medidor de intensidade solar, ficou em teste por 15 dias.
O sistema foi desenvolvido pela equipe médica da Unimed Pelotas e utiliza a lógica do relógio solar. É a sombra de um ponteiro sobre a placa que indica os momentos perigosos ou mais apropriados para a exposição.
- Atlético de Madrid x Bayer Leverkusen: aposte no gol de Alvarez
- Azia e indigestão são diferentes: veja como saber
- Conheça o melhor destino para mergulhar ver as profundezas do oceano
- Brasil volta a ter voos para a Venezuela a partir de março
Para que a estrutura funcione corretamente, a instalação é feita de forma que ela capte a luz desde o nascer até o pôr do sol, explica o publicitário da agência Mark+, Ramon Ballverdú, 26 anos, um dos criadores da ação.
No total, há quatro relógios em cada uma das duas praias que receberam o equipamento.
Segundo o publicitário, os medidores ficarão nas praias por tempo indeterminado. Está em estudo a possibilidade de estender o projeto para outras localidades.
A exposição ao sol está entre os causadores do câncer de pele. Neste ano, a estimativa é que 175.760 novos casos da doença, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).
Por QSocial