Restaurante ‘obriga’ clientes comprar pacote de refeição na reserva

A forma como clientes pagam por uma refeição se manteve praticamente inalterada nas últimas décadas: usuários procuram um bom restaurante em um guia de refeições e fazem uma ligação para reservar uma mesa em um restaurante em que o bolso pode pagar.

O problema é que, em muitos estabelecimentos, os gerentes tem que lidar com o prejuízo caso o cliente desista de ir ao local e faz cancelamento da reserva de última hora, não dando a opção de a mesa ser utilizada naquele dia.

Para evitar esses contraponto, o “CoiRestaurant“, em San Francisco, nos Estados Unidos, introduziu um sistema que ‘obriga’ aos clientes a pagarem uma espécie de pacote, que inclui variados tipos de pratos do cardápio do dia, com antecedência, mas especificamente, no ato da reserva da mesa.

O serviço funciona por meio da compra de tickets que custam entre US$ 145 (R$ 330) e US$ 195 (R$ 442), dependendo da hora e da data – para um número pré-definido de pessoas. Com o bilhete, cada mesa tem uma opção de 12 pratos diferentes, com bebidas cobradas separadamente.

Caso haja o cancelamento da reserva, os clientes não tem o direito de um reembolso: os responsáveis pelo serviço os colocam em contato com outros usuários interessados para revende-los.

A ideia é que o sistema permita ao restaurante ter uma ideia mais precisa de quanto será o lucro de cada dia. Já para os clientes, o esquema lhes permite tirar proveito de uma taxa fixa para a sua refeição, o que significa que não terão uma inesperada grande conta ao final.