Garoto trabalha para que robôs entendam linguagem do dia a dia
O sul-africano Luke Taylor tinha 15 anos em 2011, quando foi um dos finalistas do Google Science Fair (Feira de Ciência Google, em inglês), um evento em que 15 jovens de 13 a 18 anos criam seus projetos na sede da empresa, na Califórnia, para que juízes e o público em geral vejam. Um ano antes, ele havia concluído o desenvolvimento de seu projeto de programação de robôs usando o inglês do dia a dia.
“A programação de robôs pode ser lenta e desafiadora”, afirmou Taylor em seu projeto apresentado para a premiação. Ao tentar ajudar um iniciante com o Lego NXT Mindstorms, ele perguntou a si mesmo se não seria possível projetar um aplicativo que pudesse traduzir instruções em inglês diretamente em código compilável para que o robô pudesse executar.
Ele acreditava que, se a ideia fosse bem-sucedida, deveria ser de grande ajuda para aqueles que lutam com linguagens de programação gráficas e baseadas em texto existentes. “Poderia também ser útil para aqueles que querem gastar menos tempo escrevendo código de computador”, explicou.
- 5 cursos gratuitos para aprender IA em menos de um dia
- 15 cursos gratuitos da IBM para quem quer entrar no mercado de TI
- Crianças desenvolvem jogos para explorar a linguagem de programação
- Startups de tecnologia oferecem 40 vagas para diversas áreas
https://www.youtube.com/watch?v=O8g_m59Po1k
Com isso em mente, Taylor iniciou suas pesquisas, com o objetivo de projetar uma ferramenta que pudesse ajudar o robô a entender comandos escritos em linguagem humana natural. “Para provar que era possível desenvolver tal funcionalidade, decidi limitar o design e o teste a um robô protótipo chamado Tribot e usar apenas um conjunto básico de instruções (incluindo valores padrão e um número limitado de variáveis)”, disse o garoto.
Ele batizou o aplicativo resultante de Simple. A ferramenta não só consegue analisar e traduzir frases em inglês para Código C e compilá-las e baixá-las, mas também ajudar os usuários por meio de “prompts” que solicitam informações necessárias para programar o robô com eficiência.
Todos os dias, o Quem Inova apresenta o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo.