Ela criou uma alternativa para as roupas muito curtas de meninas
Para a mãe norte-americana Sharon Choksi, comprar roupas com sua filha era um pesadelo. Maya, de 4 anos, tinha algumas ideias específicas sobre como seria confortável se vestir: nada com babados, nada com arcos, NADA com brilhos. Shorts curtos e peças apertadas, nem pensar. Mas as roupas também não podiam ser muito largas.
Encontrar algo que fosse bom era exaustivo. Na maior parte das vezes, compravam na seção masculina. Mas não foi com a filha que Choksi ficou chateada. Foi com os varejistas.
Por que roupas de meninas tinham de ser tão pequenas e apertadas? A mãe pensou que melhores escolhas estavam faltando no mercado. Ela buscou alguns dados e o que achou a chocou.
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Ela coletou peças de meninos e de meninas de dez dos maiores varejistas do mercado e tomou algumas medidas simples. Todas eram destinadas para crianças de aproximadamente o mesmo tamanho e a mesma idade.
Segundo ela, as camisas das meninas eram uma a três polegadas mais finas. As mangas eram mais curtas. Já os shorts femininos tinham apenas um terço do comprimento.
É claro que havia um ou outro modelo diferente em um cabideiro escondido nos fundos de uma loja, mas, de uma forma geral, a diferença de tamanho era escandalosa.
“Não tem nada a ver com as diferenças anatômicas entre meninos e meninas”, Choksi diz, observando que garotas entre 8 e 12 anos são mais altas que os meninos em média.
“Nós vivemos em uma cultura em que mulheres e meninas encaram muita pressão para serem magras e se encaixarem em um modelo”, continua. “Roupas consistentemente menores são uma adição à pressão.”
Então, em 2013, ela lançou a Girls Will Be, uma marca voltada principalmente para garantir que as meninas e seus pais pudessem encontrar shorts com um ajuste “meio-termo”. A reação foi massiva, ela relembra. “Há muitos pais lá fora procurando por isso.”
E Choksi não foi a única mãe a assumir a mudança. Courtney Hartman, a mãe por trás da Free to Be Kids, decidiu desenhar uma linha de gênero neutro e sem estereótipos. Há também a Handsome in Pink, uma linha de roupas de meninos cor-de-rosa e roxa –as das meninas são cobertas de carros de bombeiros, ferramentas e guitarras.
Essas marcas podem parecer pequenas, mas estão fazendo grande diferença.