Saiba quais o setores que mais precisam de inovação em 2016

Por Lidi Ferreira, da ProjectHub

O site Entreprenur fez o seguinte questionamento: será que os recursos levantados por crowdfundings para startups são destinados realmente para o setor que mais necessita deste dinheiro?

Segundo o site, os empreendedores devem gastar mais tempo e energia inovando em setores que até então vinham sendo negligenciados em larga escala, e como resultado, não só devem lucrar rapidamente, como podem garantir que um valor social seja gerado.

Confira os setores que mais precisam de inovação e investimento –quem sabe você não se identifica com algum?

Saúde

Não é uma surpresa que os custos da nossa saúde particular estejam beirando o inaceitável. Isso distancia a população de um dos setores mais arteriais de um país, já que o Estado não anda dando conta. Surge o discurso de que são despesas inviáveis e o resultado é que, ao longo do tempo, as pessoas adoecem e cada vez mais necessitam gastar para controlarem os efeitos colaterais de uma vida sem acompanhamento médico. O sistema atual de saúde falha com seus consumidores e carece disrupção urgente!

Educação

Todas as estatísticas jogam contra você nesse setor. A começar pela idade em que são impostas essas decisões, tão cruciais para o futuro de uma pessoa. Se não existe uma estrutura familiar sólida que pode dar todo o suporte nessa questão, a tendência é que estudantes acabem se afogando em longos empréstimos e contas para pagar. O sistema educacional, em um termo geral, opera em um currículo ultrapassado, embora há esforços por todos os cantos com alternativas. Mais soluções acessíveis precisam aparecer para preparar um jovem para o mercado de trabalho. Mesmo que instituições de peso ofereçam cursos online, está ainda muito intrínseco na cabeça da sociedade a ideia de um diploma físico. Para a mudança acontecer, nós precisamos urgentemente de uma remodelagem do sistema educacional e pessoas que saibam conduzir uma democratização maior.

Manufatura

Nossa fome por novos gadgets tecnológicos está rapidamente destruindo a Terra. Ironicamente, nós pagamos um custo social muito caro por eletrônicos à preço de pão na fila do mercado. Marcas e manufaturas precisam desenvolver novos jeitos de processarem matérias-primas e produzirem consumíveis para que as gerações futuras não sejam deixadas ao relento de um terreno baldio tóxico causado por ambição.

Mercado Imobiliário

Quer maior exemplo do que o que aconteceu com os Estados Unidos e consequentemente o mundo inteiro na crise imobiliária de 2006? Continuamos em um processo de crescimento demográfico impressionante, portanto empreendedores precisam entender que capitalizar uma alternativa para o mercado imobiliário, hoje, é uma das coisas mais importantes. Uma economia se reerguendo a passos curtos, com a demanda viva de pessoas nascendo e precisando de moradia a todo momento, é realmente sinal da necessidade de disrupção. Devemos reestruturar e democratizar nossa ideia de propriedade.

Conceito de transporte particular

Programas de compartilhamento de bicicletas são opções ambientalmente amigáveis e ótimas para o turismo local de uma cidade. Claro que o modelo ainda está longe de ser totalmente adotado pelas pessoas, uma vez que as cidades ainda estão moldadas para os veículos particulares, mas já surge como uma bela alternativa para uma das carências mais latentes da sociedade: a do transporte particular. A Tesla é uma empresa que merece notoriedade nesses esforços.

(via Entrepreneur e Infomoney)