São Paulo Restaurant Week ajuda a formar novos chefs

Principal festival gastronômico na cidade já arrecadou mais de R$ 127 mil em doações para capacitar jovens em vulnerabilidade

30/10/2025 06:37

Em sua 35ª edição, a São Paulo Restaurant Week reforça o compromisso de transformar a gastronomia em uma ferramenta de inclusão e geração de oportunidades. O festival, além de ampliar o acesso à boa comida e movimentar a economia do setor, também engaja o público em uma causa social: a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade por meio do projeto Chef Aprendiz.

Desde o início da parceria com o Chef Aprendiz, em 2022, já foram arrecadados mais de R$ 127 mil por meio de doações espontâneas de R$ 2,00 adicionadas ao valor de cada “menu week”. Todo o montante é destinado integralmente ao projeto, que oferece formação técnica e emocional a jovens das periferias, preparando-os para o mercado de trabalho e promovendo o desenvolvimento de novos talentos na gastronomia.

Cerimônia de formação da 16ª turma do projeto Chef Aprendiz, realizado no bairro de Pimentas, em Guarulhos (SP)
Cerimônia de formação da 16ª turma do projeto Chef Aprendiz, realizado no bairro de Pimentas, em Guarulhos (SP) - Divulgação

“Nosso objetivo é fazer da Restaurant Week um evento que vai além da experiência à mesa. Queremos gerar impacto positivo em toda a cadeia, dos restaurantes aos jovens que encontram na cozinha um caminho de transformação”, afirma Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.

Arrecadação solidária na São Paulo Restaurant Week

Na edição anterior do festival, o Bistrô Faria Lima liderou a arrecadação solidária, seguido pelo Kombina Felici e pelo Camarões. Os três estabelecimentos mostraram como o setor gastronômico pode se mobilizar de forma significativa quando o assunto é solidariedade.

Em uma década de atuação, o Chef Aprendiz já formou mais de 300 jovens, dos quais cerca de 70% atuam profissionalmente como freelancers, empreendedores ou contratados via CLT. “Pode parecer pouco, mas a doação de 2 reais por menu vendido na São Paulo Restaurant Week nos permite continuar formando e desenvolvendo essas pessoas por meio da gastronomia. Isso gera impacto positivo em toda a cadeia — pessoas, fornecedores e restaurantes. É graças às doações e ao festival que seguimos com nosso trabalho”, destaca Guilherme Cardadeiro, chef e gerente de gastronomia e negócios de impacto.

Com o tema “Uma Volta pela Itália”, a 35ª edição do festival acontece entre 16 de outubro e 16 de novembro, reunindo 200 restaurantes com menus completos a partir de R$ 59,90. Além de aproveitar a experiência gastronômica, o público também pode contribuir com a causa e ajudar a formar a nova geração de profissionais da cozinha.