São Paulo se prepara para o 1º Encontro Campestre de Violas

11/10/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:14

Dois violistas de São Paulo estão organizando o 1º Encontro Campestre de Violas, evento pedagógico que deve acontecer em Piracicaba (SP) em 2018. Gabriel Marin é violista do Quarteto Carlos Gomes e coordenador de música de câmara. Pedro Visockas é violista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Em sentido horário: violistas Gabriel Marin, Pedro Visockas, Renato Bandel e Alexandre Razera
Em sentido horário: violistas Gabriel Marin, Pedro Visockas, Renato Bandel e Alexandre Razera

Ambos são coordenadores pedagógicos e professores do Instituto Baccarelli. Além deles, participarão do evento os professores convidados Renato Bandel e Alexandre Razera. O festival deverá acontecer durante seis dias, em janeiro ou no início de fevereiro.

O festival visa a estimular a vivência de alunos com a viola e com os outros participantes e professores, por meio de aulas individuais, saraus, masterclasses, palestras e conversas, em um ambiente fora da escola.

Outro objetivo é compartilhar essa vivência com os moradores da cidade nos concertos de abertura e encerramento, que serão realizados na Capela Monte Alegre.

O formato idealizado para o encontro, ainda pouco comum no país, é inspirado em festivais que ocorrem em países da Europa, como o Prussia Cove e o String Academy. São festivais em que os participantes ficam concentrados em um local retirado, cercados pela natureza, em completa imersão em atividades e conversas relacionadas à prática do instrumento.

1º Encontro Campestre de Violas
1º Encontro Campestre de Violas

Financiamento

Para cobrir as despesas do evento, foi aberta uma campanha de financiamento coletivo. Os interessados podem contribuir até 28 de novembro e receberão recompensas.

Outra ideia de financiamento foi implementada: o sarau Esquenta. No formato dos “house concerts”, recente febre nos Estados Unidos, os violistas Gabriel Marin e Pedro Visockas realizam um concerto privado e exclusivo, com foco no universo da viola de orquestra.

O sarau é uma possibilidade de agradecer e retribuir o apoio recebido. Haverá, ainda, a participação da pianista Ana Carolina Sacco e do clarinetista Luca Raele. A ideia é se aproximar do público, conversar sobre a viola e executar obras escritas para o instrumento.

Para a realização desses saraus, é necessário haver um espaço numa residência com ou sem piano –é possível organizar formações variadas– e a participação de pessoas que tenham interesse em artes e cultura e que desejem contribuir financeiramente para a realização do projeto.

Cada participante contribuirá com quanto achar conveniente. Todo o dinheiro arrecadado nesses recitais será revertido para a realização do festival.

Para conhecer o repertório possível ou receber o sarau, entre em contato pelo telefone 11 98208-2119 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected] (com Roberta Marcinkowski).

Para saber mais sobre o encontro, acesse a página no Facebook.