Sapatilha com sensores cria gráficos dos passos da dança
As bailarinas têm uma enorme precisão e delicadeza ao realizar os movimentos de seus corpos, repetindo constantemente a coreografia para deixar o mais correta possível. Para facilitar o ensino e aprendizado do ballet, a designer espanhola Lesia Trubat, 24 anos, criou as sapatilhas Eletronic Traces, que automaticamente criam gráficos dos passos da dança.
Os calçados são compostos por inúmeros sensores costurados na sola e na ponta, possibilitando gravar exatamente como foi realizado o movimento. Com isso, a sapatilha consegue evidenciar onde existe maior pressão e qual foi o passo executado, além de mostrar se o usuário acertou a coreografia e se a perna manteve a posição exata durante todo o tempo.
- Clarin Cia de Dança apresenta três espetáculos do seu repertório e promove aula aberta de Passinho
- Companhia de Danças de Diadema promove apresentações gratuitas do Bailando na Cidade
- Núcleo Ajeum celebra a existência de corpos pretos a partir daquilo que os faz desejar a vida
- Sesc Santo André realiza 3º Festival de Danças Circulares
Após o ensaio, a bailarina que estiver com a sapatilha pode ver uma versão visual de seus movimentos e compará-lo com outros resultados através de gráficos. Além de ajudar no ensino e treino de ballet, a eTraces também possibilita ver a dança transformada em traços artísticos.
Por enquanto, as sapatilhas são apenas um conceito, direcionado apenas às bailarinas. Mas, no futuro, outros tipo de danças também podem ser beneficiados por essa tecnologia.
Assista ao vídeo:
Via Brainstorm9