Sapato inteligente evita queda de idosos

Quedas por desequilíbrio são uma das principais causas de morte de idosos. Todos os anos, segundo o Ministério da Saúde, uma a cada três pessoas de mais de 65 anos cai. Esse tipo de acidente é responsável por 25% das internações hospitalares e 40% das internações em clínicas de idosos. Os médicos, em geral, recomendam o uso de bengala ou andador, mas a maioria se recusa a usar esses ou outros recursos porque simbolizam fraqueza e dependência.

Foi pensando nisso que a empresa israelense Technologies B-Shoe iniciou os testes, no Centro Médico Sheba, de um protótipo de calçado para reduzir o perigo da queda. Ele possui um sistema de sensores em sua sola e um mecanismo eletromagnético que consegue impedir a queda, movendo o sapato para trás.

Protótipo do sapato inteligente antiquedas; no solado, há um sistema de sensores

Um algoritmo identifica a situação em que o usuário se encontra _andando, sentado ou em pé. Os sensores medem como são distribuídos o peso da pessoa e a pressão entre as partes frontal e traseira do pé. A informação é analisada por um microprocessador incorporado ao sapato, que ajuda o usuário a dar o passo para trás, o que evita a queda.

O vídeo explica a tecnologia:

A empresa espera concluir a fase de desenvolvimento e testes em 18 meses para, em seguida, obter a aprovação de comercialização por parte de autoridades americanas e europeias.

Por QSocial