Segundo navio nacional de apoio à pesquisa parte para a Antártida

O navio polar Almirante Maximiano partiu na última sexta-feira (10) rumo à Antártida para dar apoio a mais uma temporada de pesquisas durante o verão.

A embarcação tem como principais tarefas servir como plataforma de pesquisas, levar pesquisadores a acampamentos e contribuir para o apoio logístico à base temporária brasileira na Ilha de Rei George, informou Vitor Abdala, da Agência Brasil.

Segundo navio brasileiro de apoio à pesquisa parte para a Antártida; na foto, a estação

O navio também está auxiliando a reconstrução da Estação Comandante Ferraz, destruída por um incêndio em fevereiro de 2012, cujas obras começaram no primeiro semestre deste ano. A previsão é de que a nova estação esteja concluída no primeiro semestre do ano que vem.

A 36ª Operação Antártica começou no dia 13 de outubro, quando zarpou do Rio de Janeiro o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, que tem funções semelhantes às do Almirante Maximiano.

Navio de pesquisa brasileiro na Antártida

Segundo a Marinha, as atividades científicas na Antártida envolverão especialistas de diversas instituições de ensino e pesquisa do país, que desenvolverão projetos em áreas como oceanografia, biologia, geologia e meteorologia.

O navio polar Almirante Maximiano fará escalas no porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Punta Arenas, no Chile, e Ushuaia, na Argentina.

Com informações da Agência Brasil