Serviço permite que presos enviem fotos por correio

Recentemente noticiamos aqui no QI (Quem Inova) um programa experimental em que presos trocam horas trabalhadas em um café vegetariano na Índia por um salário. Hoje mostraremos um serviço que permite aos encarcerados escolher uma foto de uma rede social ou dispositivo móvel, imprimi-la e enviá-la por correio para amigos e familiares.

Enquanto o mundo afora está constantemente conectado às redes sociais e à tecnologia, os presos estão restritos a cartas e telefonemas. Criado por um ex-prisioneiro, o projeto feito em parceria com a empresa de revelação de fotos norte-americana Pigeonly, visa tornar mais fácil a comunicação externa dos presos nos Estados Unidos.

Qualquer usuário pode fazer upload de fotos direto do Facebook, Instagram ou de algum dispositivo móvel. Depois de selecionar a imagem, o preso deve informar um endereço para envia-la. As imagens são então impressas em papel de alta qualidade e colocadas no correio em um prazo de 24h.

Cada preso tem o direito de enviar 5 fotos por semana gratuitamente.  Uma taxa por foto de US$ 0,50 (R$ 1,20) é aplicada para aqueles que excederem o limite.