Setembro Verde dá visibilidade a pessoas com deficiência

Beneficiários atendidos pela APAE de Franca

Setembro foi escolhido por já incluir em seu calendário o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21). Já a cor verde simboliza a esperança e o renascimento.

Com o objetivo de gerar visibilidade à causa, tem início amanhã o “mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência”, organizado pela Federação das APAES do Estado de São Paulo, 305 organizações que, juntas, atendem diretamente mais de 60 mil pessoas.

O primeiro dia do Setembro Verde conta com um debate sobre Lei Brasileira de Inclusão, a abertura da exposição Arte Inclusiva e o lançamento do livro “Serei Sereia”.

Às 13h, a escritora Kely de Castro e a ilustradora Amanda de Azevedo autografam a obra que narra a história de Inaê, uma menina que nasceu com o desafio de não poder andar. Comparada ludicamente a uma sereia, que tem restrição de mobilidade por causa da cauda de peixe, ela vai descobrindo que pode construir sua própria história.

A partir das 15h, será apresentado um balanço oficial do programa estadual de atendimento à pessoa com deficiência intelectual em São Paulo, que visa apresentar diretrizes para garantia de igualdade de direitos e oportunidades, seguida de debate sobre a Lei Brasileira de Inclusão.

Já às 17h30 são abertas as portas da exposição Arte Inclusiva, com uma série de obras de arte produzidas pelos usuários das Apaes. Parte dos quadros e das fotografias será exibida no Festival Estadual Nossa Arte, que tem como objetivo demonstrar as potencialidades criativas das pessoas com deficiência e fortalecer a arte como um veículo de educação e inclusão.

Quadro “A Natureza pede socorro”, que integra a Mostra Inclusiva

Acesse aqui a programação completa.

SERVIÇO
Lançamento da campanha Setembro Verde
Quando: 1º de setembro, das 12h30 às 18h
Onde: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, à av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, Barra Funda, São Paulo, SP (próximo à estação de trem e metrô Palmeiras-Barra Funda)

Por QSocial