Seu computador ‘conhece’ você melhor que seus amigos
Pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, e da Universidade de Cambridge realizaram uma pesquisa que consistia em observar as atividades de voluntários no Facebook. A cada cem curtidas, algoritmos criados pelos cientistas conseguiam determinar a personalidade de uma pessoa com mais precisão do que seus amigos e familiares.
A ideia principal dos pesquisadores é de colocar em prática os resultados obtidos. Por exemplo, com as informações coletadas seria possível prever uma vaga de trabalho que pode se adequar melhor ao perfil de um candidato.
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
Oitenta e seis mil usuários da rede social participaram do estudo, que foi publicado na publicação científica “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS, na sigla em inglês). Mas a pesquisa não se limita apenas ao Facebook. O histórico de navegação e as compras feitas online também podem ser usadas para determinar que tipo de pessoa você é.
No entanto, David Funder, professor de psicologia e pesquisador da Universidade da Califórnia, contesta a pesquisa em uma publicação do “NewScientist“. Segundo ele, uma análise psicológica pode levar em consideração centenas de dimensões, enquanto a criada por algoritmos baseia-se em apenas cinco grandes traços de personalidade.
Via Cmais