Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Simulador ‘prevê’ pessoas com ebola em aeroportos

Por: Redação

De acordo com o cientista alemão Dirk Brockmann, o local mais apropriado para evitar uma pandemia do ebola está nas planícies do Estado norte-americano do Wyoming –lá a chance do vírus atingir a região é muito difícil devido a elevada altitude do local. A ‘previsão’ só foi possível graças a um simulador interativo criado pelo próprio estudioso que mostra como e quando o vírus pode chegar a mais de mil aeroportos em todo mundo.

Os casos de ebola na África ocidental este ano subiram para 2.240, com 1.229 mortes, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em contraste com a histeria em torno da possibilidade do vírus chegar em outras regiões ao redor do mundo, o simulador de Brockmann mostra que a probabilidade de uma pessoa infectada vindas da Guiné, Libéria, Nigéria e Serra Leoa –os quatro países africanos com maior incidência da doença– desembarcar nos principais aeroportos do mundo é de uma fração de um por cento.

O simulador foi desenvolvido com a ideia de alertar os órgãos de saúde internacionais sobre os verdadeiros riscos de contaminação ao viajar com pessoas infectadas. Bockmann está agora trabalhando com as autoridades de saúde da Alemanha para aplicar o simulador da doença na vida cotidiana.

Compartilhe:

Tags: #Doença