Sistema gera energia elétrica a partir do movimento das ondas
Um grupo de alunos do curso de engenharia mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, na Grande São Paulo, desenvolveu um sistema de geração de energia elétrica a partir do movimento das ondas.
O trabalho foi apresentado na Eureka –evento que reúne trabalhos inovadores de conclusão de curso da instituição.
- Senai oferta mais de 3 mil vagas em diversos cursos gratuitos
- Fatecs oferecem 93 cursos gratuitos; confira as oportunidades
- Instituto ligado ao Senai tem estágio com bolsas de até R$ 2 mil
- 19 cursos gratuitos da USP disponibilizados pelo Veduca
O objetivo era apresentar uma solução sustentável de geração de energia elétrica, visto que nos dias de hoje temos uma tendência cada vez maior na busca de fontes renováveis.
Para obter a energia sustentável, foi desenvolvido um sistema mecânico que capta a energia contida nas ondas do mar por meio de uma boia, sendo transferido por um sistema que por sua vez converte esta energia em elétrica através de um gerador.
O sistema funciona constantemente, apenas com poucas paradas para manutenção.
“Não foi possível calcular o custo exato de instalação, entretanto pode-se dizer que ele é inferior ao custo de geradores eólicos visto que os processos de fabricação são mais complexos do que o mecanismo desenvolvido”, diz Victor D’Angelo Costa, um dos criadores do sistema.
O mecanismo tem capacidade de alimentação de aproximadamente 30 casas com base na média de consumo mensal de 300 kWh/mês. É possível a instalação de um parque de geração podendo gerar energia para um pequeno vilarejo.
O sistema foi desenvolvido pelos alunos Luis Teodoro Prado de Almeida, Victor D’Angelo Costa Menasce, Rodolfo de Campos Escudero Paiva e Lucas Cavalaro Donatello Ribeiro, sob a coordenação do professor de engenharia mecânica Marcio Lucato.