Sistema integra criação de peixes com hortaliças em pequenos espaços
A preocupação com alimentos mais saudáveis e livres de produtos químicos tem levado cada vez mais pessoas a cultivar hortaliças em casa, mesmo aquelas que moram em apartamentos. Foi com essa premissa que uma empresa de São Paulo, a Aquapônica, resolveu adaptar o sistema de aquaponia –criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças—a pequenos espaços.
Com projetos personalizados, é possível ter um aquário e ainda hortaliças frescas livres de produtos químicos.
Os peixes são criados em ‘tanques’, enquanto as plantas são cultivadas em um substrato inerte, como a argila expandida. O excremento produzido pelos peixes, rico em nutrientes, é encaminhado até o substrato que filtra a água enquanto as plantas absorvem os nutrientes. Então a água é reenviada para o tanque de peixes, criando dessa forma um círculo virtuoso.
A aquaponia oferece inúmeras vantagens. Os vegetais cultivados e os peixes criados a partir desse sistema tem uma qualidade nutritiva semelhante à agricultura orgânica ao contrario de culturas hidropônicas que produz alimentos apresentando carência em minerais e sem gosto.
- Taioba é aliada contra a anemia e a inflamação; conheça os benefícios
- Azeite de Oliva: Uma breve história de um dos alimentos mais antigos da humanidade
- Descubra os alimentos afrodisíacos mais eficazes para o desempenho sexual
- Embrapa: 73 cursos gratuitos online para capacitação no setor agrícola
É preciso apenas de 10 minutos diários para verificar se tudo está funcionando corretamente, como a qualidade da água (teste de PH), além de obviamente alimentar os peixes!
Para saber mais: www.aquaponica.com.br.