Sistema premiado controla umidificação de parques urbanos

Dois estudantes do curso de engenharia elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP desenvolveram um sistema que torna o nível de umidade relativa do ar confortável, de maneira inteligente, no ambiente onde estiver instalado.

O sistema, criado por Renata Camillo e Renato Nunes Moraes, monitora o local, processa os dados, interpreta o ambiente e, a partir disso, toma uma decisão operacional.

Dispositivo monitora o local, processa os dados, interpreta o ambiente e, a partir disso, toma uma decisão operacional

O projeto foi o vencedor da primeira edição do desafio “Telit Cup Brasil”, promovido pela Telit Solutions Wireless, e possibilitou aos estudantes a possibilidade de viajarem a Las Vegas (Estados Unidos), entre os dias 6 e 10 de setembro, com o objetivo de vivenciarem uma grande experiência nas áreas de empreendedorismo, tecnologia e inovação.

Analisando a demanda por um sistema inteligente de umidificação para espaços públicos, os estudantes constataram que criar uma solução para o problema também atenderia os principais quesitos da competição: inovação e qualidade de vida.

Batizado de Saupa (Sistema Automático de Umidificação de Parques), o dispositivo é constituído de sensores instalados em pontos estratégicos que captam a temperatura e a umidade do ar dentro da área de monitoramento e fazem com que o sistema aja automaticamente, diferente dos umidificadores para redução de sensação térmica que geram uma nuvem de água pulverizada para amenizar o calor do corpo do usuário quando acionados manualmente — equipamentos como esses já são utilizados em alguns parques como, por exemplo, o Ibirapuera, em São Paulo.

Via Agência USP