Jovem indiano inventa sistema que traduz código Morse
O jovem Arsh Shah Dilbagi, de Panipat, na Índia, ficou famoso aos 16 anos, ao criar um método de converter sinais longos e curtos de código Morse de modo que um computador possa traduzi-los em linguagem.
O Talk é um sistema de comunicação que, inclusive, pode auxiliar pessoas com deficiência. Por meio do método, os pontos e traços característicos do código são transformados em letras do alfabeto. O jovem diz que seu dispositivo, que custou menos de US$ 100 (cerca de R$ 332) para ser feito, é mais barato e mais rápido que as tecnologias atuais.
Com a invenção de Dilbagi, muitas pessoas ganharam uma forma criativa de aprender o código Morse –sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação por meio de codificação enviada de modo intermitente. Seu nome vem de seu criador, Samuel Morse, que o desenvolveu em 1835. Morse também é o criador do telégrafo elétrico.
- Estes são sintomas comuns que podem indicar câncer; conheça!
- 8 cursos de Harvard com legendas em português para fazer de graça
- Entenda os sintomas e exames para diagnóstico do câncer de intestino
- Esta é a fruta que contém a maior quantidade de vitamina D
Dilbagi participou da quarta edição da feira Google Science Fair, evento em que 15 finalistas mundiais de 13 a 18 anos criam seus projetos na sede da gigante da tecnologia, na Califórnia, para que juízes e o público em geral vejam. O indiano ganhou o prêmio de escolha do público.
Diariamente, o Quem Inova está mostrando o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo.
Com informações da Scientific American