Sistema transforma pensamentos em textos

Em uma nova pesquisa publicada na “Frontiers in Neuroscience”, cientistas afirmam ter conseguido mostrar que o discurso falado pode ser traduzido em texto, por meio de um método chamado “gravação eletrocorticográfica intracraniana”. Isso é possível devido a um sistema, apelidado de “Brain-To-Text” (“cérebro-para-texto”), que usa técnicas de reconhecimento de fala para transformar a atividade cerebral em texto correspondente.

No estudo, sete pacientes leram textos conhecidos em voz alta enquanto folhas de eletrodos captavam dados em seus cérebros. Ao mesmo tempo, o algoritmo de um computador aprendia a associar sons com diferentes padrões de comportamento das células cerebrais. O sistema conseguiu uma precisão de até 75% ao adivinhar os discursos.

Foto: ©themacx/iStock

A tecnologia pode ajudar pessoas que sofrem de doenças neurológicas, como a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que dificultam a locomoção e a fala. O sistema “Brain-To-Text” auxilia na leitura de falas diretamente do cérebro. A pesquisa foi realizada em conjunto por cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (Alemanha), do Centro Nacional de Neurotecnologias Adaptativas, da Universidade Estadual de Nova York em Albany e da Faculdade Médica de Albany (EUA).

Via Info