Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

SMS é usado no combate ao vírus zika

Por: Redação
Comunicação por SMS usada no projeto-piloto em Palmeira dos Índios (AL)
Comunicação por SMS usada no projeto-piloto em Palmeira dos Índios (AL)

Um projeto-piloto em Alagoas está usando a tecnologia da informação para engajar a população no combate ao Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, da chicungunya e da zika, cujo contágio pode causar má-formação cerebral em fetos. Mais 2.000 habitantes de Palmeira dos Índios recebem em seus celulares, sem nenhum custo, torpedos segmentados por bairros com direcionamentos para a eliminação de focos do mosquito.

Além disso, os moradores podem reportar sintomas das doenças diretamente com a gestão pública. “A inovação oferecida pela Tá.Na.Hora [startup de prevenção e promoção da saúde] irá nos ajudar a estabelecer uma comunicação mais próxima e dinâmica e melhorar as diversas estratégias que temos usado para proteger a população”, afirma o secretário municipal de Saúde, Glifson Magalhães.

A meta é sensibilizar a população para ações de proteção individual e comunitária. “Será um programa pioneiro de vigilância epidemiológica para reduzir a densidade vetorial do Aedes aegypti com o uso de comunicação via celular”, explica Juliano Froehner, cofundador da Tá.Na.Hora. Segundo ele, “ciência do comportamento e engajamento são duas áreas fundamentais para que medidas de prevenção de doenças e promoção da saúde consigam alcançar resultados positivos”.

Por QSocial