Software promete inovar em métodos para ensinar a língua inglesa
A tecnologia está facilitando cada vez mais o aprendizado e a compreensão de línguas estrangeiras. Os mais diferentes aplicativos têm surgido com essa finalidade. Um deles é o Understanding, voltado para a comunicação na língua inglesa.
Trata-se de um software inteligente personalizado para celulares que utiliza duas metodologias — MCE (Mapas de Conhecimento Estruturado) e MMEEBB (Método de Memorização Exponencial Efetivo), desenvolvidas pelo pesquisador e engenheiro Luciano Lima, da Universidade Federal de Uberlândia (MG).
O Understanding considera o pré-conhecimento do usuário como ponto de partida. Para isso, faz um mapeamento inicial e, então, é programado para interagir com o usuário. Os avanços na língua são gradativos, evitando uma sobrecarga cognitiva.
A tecnologia funciona, inclusive, a partir do vocabulário técnico de negócios, ciências, medicina e engenharia. Há o uso de 1.500 palavras e cerca de 100 palavras por área para a efetivação da comunicação.
O software está recebendo apoio por meio de uma campanha na internet, que dura até sábado (2/12). Até agora, R$ 120 foram doados. Saiba mais sobre o Understanding no Facebook e no Twitter.